terça-feira, 11 de outubro de 2016

Iogurte natural caseiro passo-a-passo


Quando vos falei, aqui, da minha nova experiência relacionada com a confecção de iogurtes caseiros, o vosso feedback foi fantástico e ficou a promessa de um passo-a-passo para saberem como faço, razão pela qual vos escrevo hoje. 

É possível fazer iogurtes açucarados e/ou aromatizados logo à partida, mas a minha opção tem recaído sobre os iogurtes naturais, sem adição de açúcares, uma escolha sem dúvida mais saudável e que permite também ela experimentar vários sabores e diferentes texturas, consoante o acompanhamento escolhido, que pode ser o mais diversificado. Fruta fresca, frutos secos, sementes, granola, mel ou canela são algumas das opções possíveis.

Para além disso, o iogurte natural apresenta uma grande versatilidade, podendo ser não só uma opção para um pequeno-almoço ou lanche, mas também servir de base à elaboração de um molho que acompanhe uma refeição ou fazer parte integrante da receita de uma sobremesa. 

Passemos então à parte prática...

Ingredientes (6 unidades):
1 litro de leite meio gordo
1 iogurte natural pequeno (125gr aproximadamente)

Numa taça coloca-se o iogurte. Adiciona-se o leite em fio, à temperatura ambiente, e vai-se mexendo (utilizei a batedeira na velocidade 1) até estar tudo incorporado. Distribui-se o preparado pelos copos e colocam-se na iogurteira, sem tampa. Tapa-se a iogurteira, liga-se e deixa-se fermentar, sem mexer,  entre 8h e 12h (eu deixei 10h), até obter consistência. Retiram-se os copos da iogurteira, tapam-se e guardam-se no frigorífico até servir.

Para quem prefere iogurtes açucarados/aromatizados pode adicionar 80gr de açúcar ou 200gr de compota à escolha logo de início.


E eis o resultado...

Um dos recentes pequenos-almoços cá de casa
Espero que gostem!

Sigam-nos no INSTAGRAM

3 comentários:

  1. Aspeto delicioso! Fez-me lembrar a iogurteira que a minha mãe tinha... Saudades (ainda por cima fui eu que a estraguei, há muitos anos, num ataque de grandes limpezas - limpei tanto que o circuito elétrico se foi!)...
    Voltando ao presente, cá em casa comemos tantos iogurtes que se calhar faz sentido comprar uma iogurteira... Tenho uma Bimby e sei que posso fazer iogurtes nela, mas não experimentei, provavelmente porque tive receio de fazer asneira na parte do aquecimento fora da Bimby (não é lá que fica a fermentar)... Numa iogurteira esse problema não se coloca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho a Yämmi 2, concorrente da Bimby, e sinceramente acho que não justifica sujar só para bater um iogurte com leite.
      Quanto à fermentação sou mesmo adepta da iogurteira, pois assim asseguro que tudo é feito devidamente. Não acho piada a andar a embrulhar em panos ou cobertores como já li. :) E hoje em dia encontram-se facilmente a preços bastante acessíveis.
      Um beijinho

      Eliminar
    2. Mais convencida fiquei... Obrigada! :-)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...